
Diretor
Um baiano que acredita que quem canta sua aldeia se conecta com o mundo. Com entusiasmo e empatia, Siqueira aprendeu, desde cedo, que saber e não fazer ainda não é saber!
Aos 16 anos fundou o Movimento Joguelimpo com Nossas Praias e a Organização Socioambientalista JOGUELIMPO. Trabalho que marca essa trajetória profissional com a coordenação de mais de 9 mil voluntários que, juntos, retiraram mais de 42 toneladas de resíduos sólidos do litoral baiano ao longo de 13 anos.
Formado em Psicologia, é palestrante e conferencista especialista em Ecologia Profunda e Novas Economias, Educação e Gestão Socioambiental e uma das maiores referências latino-americanas em Psicologia Ambiental. Sócio fundador da E-cons Brasil, Diretor Técnico-Científico, de Recursos Humanos e Coordenador dos serviços de Monitoramento Social e Programas de Educação Ambiental.
É Pesquisador CNPq desde 2007, Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e Doutorando em Território, Ambiente e Sociedade. Atuação há mais de uma década como consultor sênior na Amazônia Paraense (Floresta Nacional de Carajás e Bacia Hidrográfica do Rio Xingu). Siqueira atende os diversos territórios afetados pelos complexos mineradores da Vale e pelas operações ferroviárias e portuárias da VLI (Ferrovia Norte Sul e Ferrovia Centro Atlântica) com serviços voltados para a educação e gestão socioambiental, formação humana, monitoramento social e desenvolvimento de projetos de compensação socioambiental e projetos socioculturais.
Destaque para mais de uma década atuando na mediação dos conflitos ferroviários e de mineração junto à Vale. E, mais recentemente, a coordenação do maior serviço de monitoramento social do Brasil junto à Norte Energia, na Usina Hidroelétrica de Belo Monte no território da Volta Grande do Rio Xingu.
Siqueira ainda participa de projetos de conservação da natureza na Chapada Diamantina e é escritor, autor do livro ‘Mistério no Mar de Itapuã”.
A E-cons Brasil conta hoje com mais de 50 colaboradores fixos e diversos parceiros estratégicos distribuídos em diversos estados brasileiros. Profissionais de diversas áreas do conhecimento e com experiências diversificadas e complementares atribuindo plasticidade técnica e metodológica nos trabalhos desenvolvidos. São pesquisadores com experiência em Monitoramento Socioambiental, Crítica de Dados, Programador de Banco de Dados, Agentes de Pesquisa, consultores especialistas em demografia, estatística, experiência com o índice Socioambiental de Sustentabilidade Ambiental (ISSA), educadores ambientais, engenheiros ambientais, biólogos e equipes de saúde e segurança, dentre outros.