Ednalva Pereira da Silva

Ednalva Pereira da Silva

Cordenadora Técnica

Exerce a função de Cordenadora Técnica da E-cons Brasil em território amazônico no serviço de monitoramento social das famílias de ribeirinhos e pescadores que convivem em interface com as operações da Usina Hidroelétrica de Belo Monte em Altamira (PA).

É Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade, tem MBA em Gestão de Projetos, Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e Pós Graduação em Mediação de Conflitos. Nos últimos 15 anos destaca-se a experiência na área socioambiental atuando no âmbito de Planos, Programas e Projetos de licenciamento ambiental, na gestão de Projetos e no processo de diálogo, acompanhamento e execução das ações do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena junto aos povos do Médio Xingu (Xikrin, Araweté, Parakanã, Assurini, Arara e Juruna da Volta Grande do Xingu e indígenas citadinos e ribeirinhos). Além de atuar na assessoria e coordenação de projetos e pessoas no âmbito do Plano Básico Ambiental da UHE Belo Monte, na execução de atividades de assistência técnica socioambiental, de educação ambiental e de reparação na reconstituição dos modos de vida da população, com populações tradicionais e com o público em geral.

Ednalva Pereira tem ampla experiência e prática em mediação de conflitos, implementação de pequenas e grandes reuniões, participação em fóruns, cursos e elaboração de materiais pedagógicos e de apoio para a implementação de ações socioambientais. Especialista em pesquisa quantitativa para coleta de dados e análise crítica de dados e nas atividades de supervisão, desenvolvimento das atividades de campo e produção de relatórios técnicos.

Experiência em análise e estruturação de banco de dados e ferramentas para monitoramento de projetos em geral, e em elaboração de documentação técnica (Nota Técnica, Comunicações Externas, especialmente para respostas ao MPF e órgãos fiscalizadores, Relatórios Técnicos, entre outros). Conhecimento e atuação de acompanhamento de projetos e resultados por meio das ferramentas MS Project e Power BI. Consultora ambiental com prestação de serviços para a Gerência Institucional do CESTE no Centro de Visitantes da Usina Hidrelétrica de Estreito – MA.

E-cons Brasil

Quem faz

A E-cons Brasil conta hoje com mais de 50 colaboradores fixos e diversos parceiros estratégicos distribuídos em diversos estados brasileiros. Profissionais de diversas áreas do conhecimento e com experiências diversificadas e complementares atribuindo plasticidade técnica e metodológica nos trabalhos desenvolvidos. São pesquisadores com experiência em Monitoramento Socioambiental, Crítica de Dados, Programador de Banco de Dados, Agentes de Pesquisa, consultores especialistas em demografia, estatística, experiência com o índice Socioambiental de Sustentabilidade Ambiental (ISSA), educadores ambientais, engenheiros ambientais, biólogos e equipes de saúde e segurança, dentre outros.